Júnior & Babysitting Especial

Júnior & Babysitting Especial

Criamos momentos a pensar no bem-estar da sua família

Quando nasce uma criança com necessidades especiais, a maioria das famílias apresentam necessidades de apoio muito especificas e, principalmente no período entre o diagnóstico inicial e a confirmação do mesmo, bem como durante todo o crescimento da criança. As exigências que estes bebés, crianças e adolescentes apresentam, causam  insegurança e stress nas famílias, pois ficam mais vulneráveis a diferentes situações com que se deparam no seu dia-a-dia. De um modo geral, a maioria dessas famílias apresentam vários tipos de necessidades, onde se incluem, por exemplo, as necessidades de educação, intervenção e prestação de cuidados à criança, de transportes e comunicação, bem como as de cariz recreativo, emocional, cultural e social (Deal, Trivette e Dunst, 1988).

Após um levantamento das necessidades das famílias e de forma a colmatar a lacuna em Portugal no apoio em Babysitting a famílias de bebés, crianças e jovens com necessidades especiais, o Centro de Desenvolvimento Infantil – ESTIMULOPRAXIS desenvolveu o serviço Junior & Babysitting Especial.

Com este serviço o Centro de Desenvolvimento Infantil – ESTIMULOPRAXIS, pretende melhorar as suas atividades  ao proporcionar um maior suporte às famílias, pois acredita que ao disponibilizar-lhes este apoio, está a ajudá-las a gerir o seu tempo, a aliviar-lhes o ritmo do seu dia-a-dia e a permitir que possam desfrutar de momentos de felicidade com as suas crianças, no fundo permite-lhes um maior bem-estar pessoal e familiar. Uma vez que as famílias com bebés, crianças e adolescentes, com necessidades especiais estão mais facilmente expostas a situações de stress, faz com que este serviço lhes possa ser útil no seu dia-a-dia, ajudando-as na mobilização de estratégias, tarefas, apoios ou recursos. Adicionalmente, como os serviços prestados são realizados em contexto natural e inclusivo para os bebés, crianças e adolescentes, estes tendem a estar mais seguros, motivados e receptivos às brincadeiras, o que contribui para que este serviço seja também benéfico para o seu bem-estar.

O Junior & Babysitting Especial é um serviço constituído por profissionais especializados na área do desenvolvimento infanto-juvenil, que tem como  objetivos prestar cuidados que impliquem interagir directamente com o bebé, criança ou adolescente, apoiar quando os cuidadores não podem estar presentes, oferecer estratégias lúdicas para ocupar o tempo livre do bebé, da criança ou do adolescente, ser fonte de apoio e segurança para a família, partilhar experiências e conhecimentos, compreender e conhecer as expectativas da família nos cuidados e na educação das crianças. O Junior & Babysitting Especial disponibiliza 2 serviços principais – babysitting ao domicílio e em hotéis e acompanhamento ao estudo ao 1º, 2º e 3º ciclo em casa ou na escola, dando resposta nas áreas de Lisboa e Vale do Tejo, Cascais e Oeiras.

O  Junior & Babysitting Especial é também mais um recurso a que as famílias de bebés, crianças e jovens com e sem necessidades especiais podem recorrer, para obter informação acerca dos recursos e apoios sociais disponíveis na comunidade e definir e esclarecer em parceria com o profissional, quais as formas adequadas de interagir, brincar, ensinar ou resolver problemas de comportamento da criança.

Apesar da existência de outros serviços de babysitting no país, esta equipa aposta na qualidade, a qual é garantida pela formação dos seus técnicos, oferta de respostas pedagógico-terapêuticas adequadas, recurso a estratégias lúdicas, disponibilidade da equipa todos os dias da semana, durante 24 horas por dia, e respeito pelas expectativas, necessidades e preferências de cada família e de cada bebé, criança e adolescente. É fundamental para as famílias poder contar com profissionais vocacionados para apoiar e ajudar as crianças a crescerem mais seguras, saudáveis e felizes.

Equipa Júnior & Babysitting Especial