“ À Conversa Com os Pais”…

– Encontro de Pais –

“Disseram-me que a maternidade ia ser cor de rosa,  não disseram que seria rosa choque.”

O trabalho realizado na Estímulopraxis prioriza a relação e a cooperação com a Família. Com o objetivo de reforçar esta proximidade e dando resposta às sugestões e solicitações de algumas delas, decidimos avançar com este projeto, que visa promover momentos de partilha, reflexão e crescimento entre pais e técnicos.

Como ponto de partida, foram os próprios pais que foram trazendo aos técnicos a necessidade de criar estes encontros, pois apesar de existirem já vários grupos (p.e. em redes sociais), um grupo de presença física teria um impacto, compromisso e dimensão diferentes.

Com esta base, avançámos para a realização dos encontros, que foram decorrendo ao longo do ano letivo que agora termina, com uma periodicidade de dois em dois meses, sempre com o objetivo primordial da partilha entre pais, que têm o “papel principal” na condução destas conversas e das temáticas abordadas, com a colaboração e mediação dos técnicos presentes. 

No primeiro encontro as famílias consideraram a concretização destes encontros uma mais valia, sobretudo pelo sentimento comum a todos de viverem sozinhas as suas próprias histórias, sendo muitas vezes pouco compreendidos nos diferentes ambientes do dia a dia, e referiram encontrar nestes encontros a possibilidade de ter contacto com famílias que vivenciam percursos semelhantes, com as quais se identificam e mais facilmente se compreendem entre si. Também tendo em conta este sentimento de empatia com determinadas situações que se vão partilhando, os pais deixam de lado sentimentos de julgamento e solidão, muitas vezes impeditivos de uma exposição mais saudável das suas vivências.

Outras das temáticas abordadas nesta sessão inaugural, foram a confidencialidade, o papel dos técnicos mediadores, a identificação de situações semelhantes “às minhas”, a partilha de estratégias e soluções, que foram identificadas como sendo precisamente alguns dos pontos fortes destes encontros de pais. Por outro lado a questão da exposição da minha vivência, a dificuldade em reviver experiências negativas e a existência de diferentes problemáticas, podem ser alguns dos pontos mais difíceis de trazer para as sessões em grupo mas que em conjunto e respeitando sempre a individualidade de cada um, serão ultrapassados.

Num segundo encontro foram abordados os desafios no caminho da parentalidade, levando os pais presentes a refletir sobre a parentalidade ideal e a parentalidade real. Um encontro onde as expectativas para a parentalidade de cada um, foram confrontadas com a parentalidade que vivenciam em cada dia, onde sem dúvida tiveram que existir adaptações face a situações que nunca tinham sequer equacionado. Através da partilha do expectável e do real cada pai colocou um peça de um caminho, que muitas vezes os próprios filhos percorrem, no sentido de todos os caminhos terem obstáculos, curvas, avanços e retrocessos, mas onde cada desafio pode ser encarado como uma peça essencial do caminho a percorrer e dos diferentes papéis que assumimos na nossa vida, seja no nosso caminho individual, como casal, como pai/mãe e até como profissional.

Num outro encontro mantendo-se o pensamento nos desafios do caminho da parentalidade, procurou-se explorar mais o futuro, numa perspetiva positiva, no sentido de trazer algumas soluções para as principais preocupações dos pais presentes, para os quais o futuro é por si só, uma enorme preocupação. Neste encontro tivemos presente uma mãe e cuidadora informal, que partilhou o seu caminho e que nos trouxe algumas das respostas e apoios sociais que existem para as crianças e jovens com necessidades especiais, bem como para os pais. Mais uma vez tivemos um encontro onde a simples partilha de cada história e das soluções e estratégias de cada pai se revelaram muito enriquecedoras para todos.

Aproveitamos para agradecer a presença de cada uma das mães e pais presentes e reforçar o crescimento que foi conseguido através das vossas partilhas.

Boas férias a todos, cheias de bons momentos e muitas recordações!

Daniela Pereira

Diogo Pinheiro

Sandra Antunes