A integração sensorial é uma teoria de intervenção que visa intervir nos padrões de integração sensorial – descoordenação motora, atrasos na motricidade grossa e fina, défices de equilíbrio, respostas invulgares à sensação (hiperresponsividade, hiporesponsividade e flutuações) – e disfunção da praxis (o processo de ter uma ideia, iniciar e completar novas tarefas motoras).
É uma abordagem onde a criança, através do brincar e de atividades significativas, com alto teor sensorial (tátil, vestibular e proprioceptivo) integra a informação, ao nível do sistema nervoso central, e produz uma resposta adaptada e de acordo com as exigências do meio.
Beneficiam desta abordagem crianças que apresentem alguns destes comportamentos:
– Cair com frequência
– Desorganização
– Derrubar objetos e/ou deixa-os cair com facilidade
– Distração/ inatenção
– Frustração / irritabilidade com facilmente
– Alterações frequentes de humor
– Comportamentos agressivos
Estes comportamentos poderão estar associados a problemas de desenvolvimento – como a perturbação do espectro do autismo, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, entre outros – ou em crianças com um desenvolvimento aparentemente normal.
Esta abordagem deverá ser realizada por um profissional certificado em Integração Sensorial e Terapia Ocupacional.