Junior & Babysitting Especial Estímulopraxis

Quando nasce uma criança com necessidades especiais, quase todas as famílias sentem e precisam de apoio, principalmente durante o período que medeia entre o diagnóstico inicial e a confirmação deste e enquanto a criança vai crescendo. As exigências que estes bebés, crianças e adolescentes apresentam causam muita insegurança e stress nas famílias, pois ficam mais vulneráveis às variadas situações com que se deparam no seu dia-a-dia.
De um modo geral, a esmagadora maioria dessas famílias apresentam vários tipos de necessidades, onde se incluem, por exemplo, as necessidades de transportes e comunicação, de educação, intervenção e prestação de cuidados à criança, bem como as de cariz recreativo, emocional e cultural e social (Deal, Trivette & Dunst, 1988). Um serviço de Junior & Babysitting, constituido por profissionais especializados na área do desenvolvimento infanto-juvenil, poderá dar um apoio acrescido na resolução dessas dificuldades. Este serviço é mais um recurso a que as famílias de crianças e jovens com necessidades especiais podem recorrer para obter informação acerca dos recursos e apoios sociais disponíveis na comunidade, definir e esclarecer em parceria com o profissional quais as formas adequadas de interagir, brincar, ensinar ou resolver problemas de comportamento da criança.
A criação do serviço de Júnior & Babysitting Especial surgiu, após um levantamento das necessidades das famílias, de forma a tentar colmatar a lacuna em Portugal no apoio em Babysitting a famílias de bebés, crianças e jovens com necessidades especiais. Neste sentido, o Centro de Desenvolvimento Infantil – ESTIMULOPRAXIS pretende melhorar os seus serviços ao proporcionar um maior apoio às famílias, pois acredita que ao disponibilizar-lhes este apoio, está a ajudá-las a gerir o seu tempo, a aliviar-lhes o ritmo do seu dia-a-dia e a desfrutar momentos de felicidade com as suas crianças, no fundo permite-lhes um maior bem-estar pessoal e familiar. Como os serviços prestados são realizados em contexto natural e inclusivo para os bebés, crianças e adolescentes, estes tendem a estar mais seguros, motivados e receptivos às brincadeiras, o que contribui para que este serviço seja também benéfico para o seu bem-estar.
Apesar da existência de outros serviços de Babysitting no país, esta equipa aposta na qualidade, a qual é garantida pela formação dos seus técnicos, oferta de respostas pedagógico-terapêuticas adequadas, recurso a estratégias lúdicas, disponibilidade da equipa todos os dias da semana, durante as 24 horas do dia, e respeito pelas expectativas, necessidades e preferências de cada família e de cada criança e adolescente. Para além disso, procurando manter sempre o rigor e profissionalismo, todos os técnicos da equipa se encontram devidamente preparados e certificados, com formação em Socorrismo Pediátrico, pela Cruz Vermelha Portuguesa.
O projecto Júnior & Babysitting Especial é formado por uma equipa de profissionais dinâmica e especializada na área do desenvolvimento infanto-juvenil, que apoia principalmente famílias com bebés, crianças e adolescentes com necessidades especiais.
Os objectivos deste projecto consistem em prestar cuidados que impliquem interagir directamente com o bebé, criança ou adolescente, apoiar quando os cuidadores não podem estar presentes, oferecer estratégias lúdicas para ocupar o tempo livre, ser fonte de apoio e segurança para a família, partilhar experiências e conhecimentos, compreender e conhecer as expectativas da família nos cuidados e na educação das crianças.
Este projecto disponibiliza diversos serviços, sendo eles o apoio em domicílio, a supervisão nas deslocações casa-infantário/escola e no estudo, o acompanhamento em festas, casamentos ou aniversários e a organização de passeios ou outras actividades, como por exemplo visitas a espaços públicos destinados aos mais novos. Este serviço está disponível em Lisboa e Vale do Tejo, Cascais, Oeiras e Sintra.
Assim, o facto das famílias com crianças com necessidades especiais estarem mais facilmente expostas a situações de stress, faz com que este serviço lhes possa ser útil no seu dia-a-dia, ajudando-as na mobilização de estratégias, serviços, apoios ou recursos.
É fundamental para as famílias saberem da existência de profissionais vocacionados para apoiar e ajudar as crianças a crescerem mais seguras, saudáveis e felizes.
Dr.ª Paula Santos; Dr.ª Inês Maria; Dr.ª Cátia Ornelas (Equipa Júnior & Babysitting Especial)
Técnicas Superiores de Reabilitação Psicomotora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *