A Importância do Envolvimento Parental no Processo de Aprendizagem

O estudo do envolvimento parental na escolaridade dos filhos é de enorme importância na medida em que, na sociedade atual, vivemos cada vez mais no individualismo e num mundo em que as relações familiares são cada vez mais postas de parte. As relações que os familiares, e em particular que os pais, desenvolvem com as crianças é crucial para o seu desenvolvimento e quando essas relações se desenvolvem em contexto escolar ainda se tornam mais importantes uma vez que trazem benefícios para as crianças tanto ao nível do seu desenvolvimento intelectual como em relação ao seu desenvolvimento social.

Também é de notar que a relação escola-família é bastante importante porque possibilita um ambiente de aprendizagem mais positivo para os alunos, assim as aprendizagens que ocorrem em contexto escolar devem ser reforçadas pela família, com o intuito de maximizar o desenvolvimento das competências adquiridas nesse contexto.

Estudos recentes revelam que o envolvimento parental tem vindo a ser associado a indicadores de sucesso escolar, como por exemplo, a taxas mais baixas de abandono e retenção escolar. O envolvimento parental está associado a bons resultados académicos, nomeadamente a boas prestações em situações de leitura, escrita e matemática.

Além dos benefícios enunciados, o envolvimento dos pais promove, nos alunos, atitudes mais positivas em relação à sua aprendizagem, maior investimento de tempo nas tarefas escolares, aumento da atenção e da persistência na realização das atividades propostas, num maior sentido de responsabilidade e em melhores comportamentos.

É notória a existência de benefícios além dos relativos à educação das crianças, como a influência no desenvolvimento da auto-estima e autoconceito dos filhos, na medida em que é nesse contexto que as crianças começam a criar as representações das suas competências, capacidades e sentimentos em relação a si e aos outros. A qualidade da relação com a família tem um grande impacto na vida das crianças ao nível da sua satisfação face a escola, na forma como lidam com os sucesso/insucesso académico, assim como ao nível da sua autoconfiança.

Neste sentido, não é só em termos familiares e individuais que este envolvimento tem impacto, uma vez que os professores também ganham com isso, pois conhecem melhor os alunos, tornando-se mais eficazes e mais reconhecidos profissionalmente.

Filipa Lourenço

Neuropsicóloga Pediátrica – Centro de Desenvolvimento Infantil ESTIMULOPRAXIS

neuropsicologia_estimulopraxis@hotmail.com