Avaliação Neuropsicológica: porquê e para quê?

A Neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano. Como área específica de estudo, tem um desenvolvimento relativamente recente, embora a sua fundamentação científica tenha várias décadas de conhecimento e investigação.

Uma vez que a Neuropsicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano baseando-se no funcionamento do cérebro, sabe-se que a partir do conhecimento do desenvolvimento e funcionamento normal do cérebro, pode-se compreender as alterações cerebrais. Entende-se alterações cerebrais pelas disfunções cognitivas e do comportamento resultantes de lesões, doenças ou desenvolvimento comprometido do cérebro.

A Neuropsicologia Pediátrica que tem por objectivo identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental, tornou-se uma das especialidades essenciais das consultas de saúde infantil. Desta forma, passou a ser necessária a utilização de instrumentos adequados, desde provas neuropsicológicas a escalas de avaliação do desenvolvimento, para se identificar todas as alterações no desenvolvimento cognitivo da criança e/ou adolescente. E é neste seguimento que se introduz o termo Avaliação Neuropsicológica.

Inicialmente, a Avaliação Neuropsicológica pretendia chegar à identificação e localização de lesões cerebrais focais. Actualmente, baseia-se na localização dinâmica de funções, tendo por objectivo a investigação das funções nervosas complexas, como, a atenção, a memória, a linguagem, entre outras. A neuropsicologia entende a participação do cérebro como um todo no qual as áreas são interdependentes e inter-relacionadas, funcionando comparativamente a uma orquestra, que depende da integração dos seus componentes para realizar um concerto.

A avaliação neuropsicológica tem como objectivo estudar as relações entre a actividade cerebral, a cognição e o comportamento. Este tipo de avaliação baseia-se na análise funcional dos processos cognitivos (linguagem, memória, percepção, atenção, funções executivas) e na compreensão multidimensional dos prejuízos cognitivos. Assim, compreende-se que as alterações cognitivas, comportamentais e emocionais variam de acordo com a origem, extensão e localização da lesão cerebral, da mesma forma que são influenciadas pelas variáveis idade, género, condições ambientais e contexto psicossocial de desenvolvimento.

A avaliação neuropsicológica da criança e do adolescente tem sido comumente realizada nos casos de problemas neurológicos, no entanto, cada vez mais surgem-nos à nossa consulta situações de perturbações do desenvolvimento cognitivo e de dificuldades de aprendizagem sem qualquer relação com lesões cerebrais.

Ao realizar-se uma avaliação neuropsicológica, através de uma vasta e seleccionada bateria de provas, acedemos ao funcionamento cerebral da criança ou adolescente que aparece na consulta por dificuldades específicas de aprendizagem ou por compromisso do desenvolvimento cognitivo. Os resultados destas escalas e provas reflectem a estruturação das funções cognitivas ao longo do desenvolvimento e têm o objectivo de determinar o nível de desenvolvimento específico da criança. A importância destes instrumentos reside principalmente na prevenção e detecção precoce de distúrbios do desenvolvimento ou de dificuldades de aprendizagem, indicando de forma minuciosa o ritmo e a qualidade do processo de desenvolvimento e possibilitando um mapeamento qualitativo e quantitativo das áreas cerebrais e suas interligações, visando alcançar intervenções terapêuticas precoces e precisas.

O conjunto de instrumentos utilizados possibilita-nos uma avaliação global das capacidades da criança, bem como das dificuldades encontradas por ela, pela família ou pela escola no seu desempenho escolar ou em tarefas do dia-a-dia. Contudo, importa referir que não pretendemos rotular ou enquadrar a criança nos grupos problemáticos, mas sim evitar que tais dificuldades impeçam a integração escolar e o desenvolvimento saudável da criança.

A avaliação neuropsicológica é recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de uma dificuldade cognitiva ou comportamental. Esta avaliação pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de diversas doenças neurológicas, problemas de desenvolvimento infantil, perturbações emocionais e psiquiátricas, alterações de comportamento, entre outros.

Uma adequada avaliação neuropsicológica permite-nos identificar a origem de uma determinada dificuldade de aprendizagem, de um atraso de desenvolvimento cognitivo ou até de uma alteração comportamental. Através de uma rigorosa avaliação do funcionamento cerebral podemos analisar quais as áreas cognitivas menos estruturadas ou que apresentam compromisso significativo de forma a delinearmos um programa de intervenção neuropsicológica a fim de minimizar as dificuldades ou até mesmo proporcionar o desenvolvimento de uma função como a atenção, a memória, a perceção, a linguagem, entre muitas outras.

Filipa Lourenço (Neuropsicóloga Pediátrica – Estímulopraxis)