Investigação e Intervenção nas Perturbações do Desenvolvimento

O diagnóstico, avaliação e intervenção com crianças que apresentam perturbações do desenvolvimento tem sido uma das preocupações da comunidade técnica e científica que se ocupa do diagnóstico e tratamento de crianças e jovens.
Neste âmbito é importante reunir uma equipa técnica que desenvolva um trabalho com uma abordagem integrada abrangendo múltiplos aspectos, que incluem: a investigação das bases biológicas de patologias específicas; a investigação de métodos para terapêuticas individualizadas em situações específicas; o desenvolvimento de instrumentos eficazes e fiáveis para avaliação e detecção precoce; e a tradução do conhecimento adquirido em estratégias efectivas de prevenção, intervenção precoce, programas individualizados e melhoria dos apoios médicos e terapêuticos.
Como equipa técnica, a Estimulopraxis organiza as III Jornadas com o tema “Investigação e Intervenção nas Perturbações do Desenvolvimento” que surgem como um momento de formação, com o objectivo de partilha de conhecimentos e experiências, entre técnicos da área da saúde, da educação e social, estudantes e pais
Este evento reunirá temáticas que pretendem contribuir para a melhoria da qualidade de intervenção de profissionais das diferentes áreas, abordando ainda questões que auxiliam no desenvolvimento de competências parentais, baseando-se no profissionalismo, dedicação técnica e na permanente partilha de conhecimentos e experiências.
Neste âmbito, a plasticidade cerebral e a intervenção precoce são temáticas a reflectir, reforçando-se a Neuroplasticidade como uma oportunidade para a Reabilitação e os Sinais de Alarme no Desenvolvimento Infantil. Existem idades, em que a maioria das crianças atinge determinadas aptidões e intervalos de tempo, para além dos quais nos começamos, como pais, médicos ou educadores, a preocupar se a nossa criança ainda não demonstra algumas competências, na sua evolução psicomotora. Assim, existem alguns sinais que nos podem alertar e ajudar a referenciar estas crianças atempadamente para uma equipa de Intervenção, para que se possa desenvolver de acordo com o esperado para a sua idade.
Outra temática a partilhar é a investigação do Diagnóstico e da Terapêutica na Epilepsia, que surge como uma das grandes preocupações para os pais, provocando algumas dúvidas específicas, como por exemplo: “Cirurgia de Epilepsia, quando e como?”
Cada vez mais as questões relacionadas com o nosso cérebro são um desafio. A curiosidade acerca das fantásticas capacidades cognitivas e do funcionamento cerebral têm sido a base para inúmeras investigações. Enquanto Centro de Desenvolvimento Infantil a Estimulopraxis tem desenvolvido um trabalho no âmbito da avaliação e intervenção neuropsicológica em crianças com dificuldades de aprendizagem. Dado que este é um tema cada vez mais abordado na sociedade, entre pais e escolas, as nossas Jornadas vão ao encontro de informar e apresentar a investigação que tem sido desenvolvida no âmbito da aprendizagem e comportamento, bem como lançar o desafio na compreensão das funções cognitivas e como as estimular.
Assim, é essencial ter em atenção que será necessário um envolvimento particular de cada técnico, salientando a importância que deve ser atribuída à individualização e à flexibilização de todo o processo. Desta forma, e de acordo com a avaliação, devem ser realizadas, para cada caso, as alterações consideradas necessárias e adequadas, tendo sempre como objectivo promover o desenvolvimento global da criança, dando resposta às necessidades e interesses de cada família, debruçando-se acerca da investigação da eficácia de várias Abordagens e Metodologias Específicas de Intervenção no Âmbito da Reabilitação. Foi nesse sentido que foi elaborado o Programa Crescer Passo a Passo – Programa de Intervenção para  Crianças com Perturbações da Relação e da Comunicação.
Na procura de novas respostas no âmbito da reabilitação pediátrica, integramos uma nova terapia, o método Cuevas Medek Exercise (CME), que é uma abordagem fisioterapêutica utilizada para crianças que possuem alteração no desenvolvimento motor causado por síndrome não degenerativa que afecta o Sistema Nervoso Central.
Nas Abordagens e Metodologias Específicas de Intervenção no Âmbito da Reabilitação importa referir que, são vários os factores que influenciam o desenvolvimento infantil, e várias especialidades médicas estão envolvidas, sendo importante realçar o acompanhamento especializado no âmbito da Estomatologia/Odontopediatria, em crianças com necessidades especiais.
O sucesso terapêutico no acompanhamento de crianças é mais eficaz tendo como base a investigação e um trabalho cooperativo entre a família e os vários técnicos envolvidos. Não esquecendo que este sucesso, assim como o desenvolvimento da criança, é um processo contínuo e dinâmico, com constantes adaptações, que podem ir desde o nascimento até à idade adulta.
Nem todas as crianças são iguais. Assumir esta diversidade e saber reconhecer as características e necessidades de cada uma é a única forma de garantir o seu desenvolvimento pessoal e social de acordo com as suas potencialidades.
Dra. Sandra Antunes
Tec. Sup. de Ed. Especial e Reabilitação. Psicomotricista
ESTIMULOPRAXIS – Centro de Desenvolvimento Infantil