O Desenvolvimento de uma criança é um processo dinâmico e individual, nem os irmãos gémeos adquirem as várias etapas ao mesmo tempo. Contudo existem idades, em que a maioria das crianças, atingem determinadas aptidões, bem como existem intervalos de tempo para além dos quais nos começamos (pais, médicos, educadores) a preocupar, se a nossa criança ainda não mostra algumas competências na sua evolução psicomotora.
Existem alguns sinais que nos podem alertar e ajudar a referenciar estas crianças atempadamente para uma equipa de Intervenção Precoce.
Sinais de Alarme
4/6 semanas
• Ausência de tentativa de controlo da cabeça na posição sentada
• Hiper ou hipotonicidade na posição de pé
• Nunca segue a face humana
• Não vira os olhos ou a cabeça para o som (principalmente a voz humana)
• Não se mantém numa atitude de alerta, nem por períodos breves (15 segundos)
• Não estabelece qualquer tipo de interação
3 meses
• Não fixa objetos
• Não segue objetos com os olhos
• Não sorri
• Deixa cair a cabeça para trás quando puxado a sentar
• Mãos sempre fechadas
• Membros rígidos em repouso
• Postura assimétrica
• Sobressalto ao menor ruído
• Chora e grita sempre que se lhe toca
• Pobreza de movimentos
6 meses
• Ausência de controlo da cabeça
• Membros inferiores rígidos e passagem à posição de pé quando se tenta sentar a criança
• Não olha para nenhum objeto
• Não pega em nenhum objeto
• Assimetria
• Não reage aos sons
• Não vocaliza
• Apático, não se interessa pelo que o rodeia
• Irritável, estremece sempre que alguém lhe toca
• Estrabismo manifesto e constante
9 meses
• Não tem equilíbrio sentado
• Permanece sentado e imóvel, sem se inclinar ou procurar mudar de posição
• Assimetria
• Não tem preensão palmar, nem leva objetos à boca
• Não reage aos sons
• Vocaliza monotonamente ou perde vocalização
• Permanece apático, não estabelece contacto com os familiares
• Engasga-se com facilidade
• Estrabismo
12 meses
• Não aguenta o peso sobre os membros inferiores
• Permanece imóvel, não procura mudar de posição
• Assimetria
• Não pega nos brinquedos ou fá-lo só com uma mão
• Não responde à voz
• Não brinca, não estabelece contacto
• Não sabe mastigar
• Estrabismo
18 meses
• Não se põe de pé, não suporta o peso sobre as pernas
• Anda sempre na ponta dos pés
• Assimetrias
• Não pega nenhum objeto entre o polegar e o indicador
• Não responde quando o chamam
• Não vocaliza espontaneamente
• Não se interessa pelo que o rodeia, não estabelece contacto
• Deita os objetos fora, leva-os sistematicamente à boca
• Estrabismo
2 anos
• Não anda
• Deita os objetos fora
• Não constrói nada
• Não parece compreender o que se lhe diz
• Não pronuncia palavras inteligíveis
• Não se interessa pelo que está em seu redor, não estabelece contacto
• Não procura imitar
• Estrabismo
4/5anos
• Hiperativo, distraído, dificuldade de concentração
• Linguagem incompreensível, substituições fonéticas, gaguez
• Estrabismo ou suspeita de défice visual
• Perturbação do comportamento
Se, em alguma fase do desenvolvimento da criança suspeitar de que algo não está bem, não hesite, procure ajuda do seu médico. Quanto mais cedo a criança começar a ter apoio duma equipa de Intervenção Precoce melhor será a sua recuperação.
Dra. Isabel Paz
Pediatra do Desenvolvimento