BABYSITTING: UMA NECESSIDADE CADA VEZ MAIS ACTUAL

Actualmente, a sociedade e o mundo do trabalho está cada vez mais exigente no que se refere à gestão de tempo. E quando se é pai, e se tem os horários e as rotinas bem definidas, para que se tenha tempo para realizar todas as tarefas que se pretende  num dia, tudo é bem mais complicado de gerir.

Para além disso, há imprevistos e circunstancias, como reuniões e jantares de trabalho fora de horas, um trabalho atrasado que necessita de mais tempo dispendido, ou mesmo um momento a dois para relaxar, promove a necessidade dos pais recorrem a outros recursos para manterem o bem-estar do seu filho .

Nestes momentos, alguns pais acham que a necessidade de serviços ocasionais de babysitting é um dos maiores desafios quando se tem crianças pequenas. Assim, quando a necessidade se torna real, muitos pais debatem-se com a dificuldade de encontrar um serviço que tenha técnicos qualificados para o exercer, e que inspirem confiança.

Para clarificar, o termo babysitting refere-se à prestação de cuidados à criança durante a ausência dos pais.  Deste modo, este serviço permite que os pais tenham alguma liberdade para realizar actividades fora do contexto em que se encontra o seu filho, mas ao mesmo tempo assegurar os suportes de protecção, segurança e bem-estar do seu bem mais precioso.

A realização deste trabalho, é uma tarefa que envolve muita responsabilidade e que requer da parte dos pais um grande sentimento de confiança. Contudo, quando o cuidador apresenta formação técnica e se encontra qualificado com competências ligadas ao desenvolvimento na infância e de assistência em caso de acidente, é muito mais fácil ter uma visão positiva sobre o babysitting.

Para além disso, um técnico qualificado é capaz de durante o tempo dispendido na realização do serviço, exercer actividades que vão de encontro à faixa etária da criança, o que para além de proporcionar a sua ludicidade, impulsiona também a aprendizagem, através de brincadeiras e jogos desafiadores que desenvolvem as suas competências motoras, cognitivas, sociais e afectivas.

Outros factores promotores de confiança, segurança e competência é o facto do babysitter estar associado a uma empresa vocacionada para o apoio ao desenvolvimento na infância, bem como se deslocar ao encontro dos pais, onde a realização do serviço decorre num ambiente que é conhecido para a criança. Este último factor promove um maior sentimento de segurança na criança, deixando-a mais confiante e apta para que a experiencia seja positiva a nível emocional, o que faz com que a mesma esteja mais disponível para efectuar aprendizagens que podem decorrer durante as actividades realizadas com o cuidador.

É também importante os pais estarem cientes que apesar de não se encontrarem presentes, podem ainda realizar controlo parental, através das indicações que fornecem ao babysitter. Assim, através do sentimento de confiança que os pais depositam sobre o cuidador, no que concerne à protecção do seu filho, bem como as regras e solicitações que os mesmos impõe, o processo de babysitting tem a capacidade de manter a rotina e os hábitos de cada família.

Por fim, é essencial não esquecer que os pais devem fornecer ao cuidador informações básicas como os seus contactos, alergias, horários para alimentação e para dormir, e se acharem necessário o contacto do pediatra ou outras informações que achem pertinentes. Da mesma forma, devem solicitar ao prestador do serviço o seu contacto, bem como a informação das suas qualificações.

Um serviço de babysitting especializado, individualizado e com afecto, pode tornar este momento longe dos pais uma pequena grande aventura divertida e segura!


Dr.ª Suse Oliveira

(Psicomotricista)